LOBA





LOBA
Peripécia Teatro
Em Cena | Teatro
Classificação etária: > 16 anos.
Duração: 75 minutos.
“[O lobo] poderoso e gigantesco, com olhos profundos cor de mel. De olhos nos quais sempre pairava uma terrível pergunta: Por que tenho que ser eu o desterrado?”- Félix Rodríguez de la Fuente, Un Cuento de Lobos
O uivo do lobo fala a linguagem das lendas. Quase todas elas nascidas das trevas e na ignorância. Boa parte do que pensamos saber sobre o lobo aparece à luz incerta de mitos e superstições. De modo que as histórias repetidas em todos os territórios dos lobos sobre animais que trotam quilómetros ao lado de caminhantes perdidos, para testar sua coragem e confirmar se podem atacar, podem ser tomadas como verdadeiras; de machos ousados que entram nos currais para arrancar os cordeiros das mãos do pastor.
Mas o seu uivo também fala de outras histórias que descrevem um animal nobre e leal aos seus entes queridos. De indivíduos que passam a noite chorando de tristeza no local onde seu companheiro foi morto. E dos machos que saltam as paredes dos currais para recuperar a pele, estendida para secar, da sua loba morta. Ninguém ouve esses uivos da mesma maneira.
Uma criação coletiva original de Peripécia Teatro livremente inspirada em textos radiofónicos de Félix Rodriguez de la Fuente, testemunhos reais e uma canção recolhida por Federico Garcia Lorca.
Criação e Interpretação: Élio Ferreira, Noelia Domínguez, Sérgio Agostinho e Tiago Santos
Direção e Criação: José C. Garcia e Sérgio Agostinho
Direção Técnica, Desenho de Luz e Som: Nuno Tomás
Figurinos e Espaço Cénico: Criação Coletiva
Formação Acrobacia Aérea: Marcos Rivas Farpon e Morgane Jaudou
Direção de Produção: Sérgio Agostinho e Noelia Domínguez
Administração, Assistência de Produção e Logística: Sara Casal
Desenho gráfico e Comunicação: Alexandra Teixeira
Fotografia de Cena: Lino Silva
Registo Vídeo e Trailer: José Miguel Pires
Logística: Patrícia Ferreira
Assessoria de Imprensa: Eduarda Freitas
Gestão Financeira e Contabilidade: Ana Margarida Caetano