ContoContigo
ContoContigo
Periplus
Eventos . Teatro . Contos
Classificação etária: > 12 anos.
Duração aproximada: 45 minutos.
2021
“Histórias de Trás-os-Montes”
Sessões de contos para o público da freguesia de São Martinho de Anta e Paradela de Guiães, concelho de Sabrosa. Dinamizados em aldeias locais, com o objectivo de criar uma rotina de proximidade entre as populações dessas aldeias que por norma se encontram isoladas geograficamente, levando o teatro e a cultura a locais onde habitualmente não chega.
Em 2021, estas sessões de contos para o público em geral são desenvolvidas pela actriz Patrícia Ferreira e o instrumentista Rui Fernandes.
Estilisticamente é um espetáculo que está na fronteira da narração com a representação teatral, mantendo sempre uma relação de extrema proximidade entre a actriz e o espectador.
Não poderia ser de outra forma querendo que alguns dos espectadores se voluntariem a participar activamente na função de contador de contos.
2023
“Contos de Mulheres”
Os Nossos Contos.
Parecia-nos importante fixar a atenção na visão narrativa das escritoras do norte de Portugal. Para mim, o ponto de partida sempre foi que, se quem ia dar voz e corpo aos contos era uma atriz, os textos tinham que ser de mulheres e sobre mulheres. Esse território que parecia limitado e, sobretudo ignorado e esquecido, mostrou-se, pelo contrário, cheio de histórias contadas com talento e com uma originalidade notáveis.
Neste sentido foi fundamental a contribuição da Patrícia Ferreira que foi quem procurou e encontrou os escritos de todas essas autoras. Escolhemos dois contos de entre, talvez, uns trinta de qualidade induvidável…
Estes contos de Júlia Ribeiro trazem para o presente dois temas que, desgraçadamente, são de uma ardente atualidade: a guerra e a violência contra as mulheres.
Escritos num contexto tão local, tornam-se universais pela sua qualidade, pelos seus retratos tão precisos, pelo seu sentido poético e pela virulência da sua denúncia.
Esperamos que vos comovam tanto como nos comoveram a nós quando os lemos pela primeira vez.
Luis Blat
2024
“Conta Torga”
Porquê Torga?
Talvez alguém possa perguntar que necessidade haverá de voltar a explorar um autor tão reconhecido. Precisamente por essa imagem de pilar da cultura portuguesa parecia interessante sacudir o totem e ver que novidades nos caiam.
De forma que os dois contos que vão ver parecem continuar a ecoar desde o passado até aos nossos dias.
“O Segredo” é, sem dúvida, uma história impactante cheia de reminiscências da tragédia grega num mundo rural transmontano. Aborda, entre muitas outras coisas, a dificuldade de viver de quem é diferente.
“Vicente” está muito mais na linha da sátira contra o poder estabelecido, com uma ironia e um sarcasmo que não perderam nada da sua eficácia e atualidade.
Para criar o espetáculo procurou-se em todo o momento encontrar os meios e estilos de representação que potenciavam e respeitavam escrupulosamente a maravilhosa qualidade dos textos.
São, então, duas abordagens teatrais muito diferentes para prestar homenagem a um autor tão polifacético e contemporâneo como Miguel Torga.
Esperamos que os desfrutem e vos surpreendam tanto como a nós.
Luis Blat
Interpretação: Patrícia Ferreira e Élio Ferreira (2024)
Música ao vivo: Rui Fernandes (2021 e 2023)
Encenação: Sérgio Agostinho e Noelia Dominguez (2021 e 2022) | Luis Blat (2023 e 2024)
Figurinos: Peripécia Teatro (2021 e 2022) | Cláudia Ribeiro (2023 e 2024)
Adereços: Jorge Marinho (2023)
Desenho de Luz: Nuno Tomás
Fotografia: Vítor Santos (2021) | Lino Silva (2023 e 2024)
Comunicação e Design Gráfico: Alexandra Teixeira (2023 e 2024)
Vídeo Promocional: José Pires (2023) | Beatriz Costa (2024)
Produção Executiva: Sara Casal
Co-produção: Espaço Miguel Torga e Município de Sabrosa