Comments Off on Delfim Ruas

Delfim Ruas

“Memória Descritiva" de Delfim Ruas

Periplus
Residências Artísticas

Data: 2023
Localização: Coêdo- Vila Real

Um território, de ocupação humana milenar, atravessa incontáveis traços de definição. Vai sendo composto e moldado consoante cada contorno que se faz a mais um canto de uma narrativa que é inevitavelmente maior.

Antes de um Portugal, antes de haver Trás-os-Montes ou sequer uma Ibéria, muito antes da criação do mito da Europa… os primeiros registos de expressão humana já tinham sido gravados na pedra. A intenção original dos seus autores perdeu-se por entre o tempo, o mistério e as múltiplas interpretações dos que vieram a seguir.

Contudo, as gravuras que povoam a atual paisagem transmontana e que nunca conheceram a mais recente fronteira ibérica, dão-nos inegáveis pistas sobre as possibilidades do ato de se observar, da capacidade de se providenciar um testemunho documentado e, quem sabe, da urgência de um registo que perdurasse no espaço e no tempo. Também nos podem indicar algo sobre a formação de um conceito de memória, sobre descrição e a marca da passagem por um lugar.

Independentemente da sua origem e significado não será de todo descabido assumir-se que este património singular, que antecede a nossa própria História escrita, tenha também sido este alvo de incontáveis reutilizações enquanto matéria-prima para a fabricação de mitos passados e partilhados por entre acrescentos de ponto nas mais diversas circunstâncias.  

Talvez o que nos interessa reter seja, ao fim ao cabo, a nossa inesgotável capacidade de captar, comunicar e re-interpretar.

Delfim Ruas

@ Lino Silva