Audiolivros | Coleção ContoContigo

Comments Off on Audiolivros | Coleção ContoContigo

Audiolivros | Coleção ContoContigo

Audiolivros | Coleção ContoContigo

“ContoContigo – Histórias de Trás-Os-Montes”
Contos de António Modesto Navarro, João de Araújo Correia e Miguel Torga

Apresentação:

À sombra de uma árvore ou ao calor de uma lareira, na cave da casa paroquial ou na sede da associação, o ContoContigo leva a literatura e o teatro a aldeias do concelho de Sabrosa e localidades vizinhas onde a produção artística habitualmente não chega.

Tudo neste projeto do Município de Sabrosa, do Espaço Miguel Torga e da Peripécia Teatro colabora para romper o isolamento cultural destas populações: a presença regular dos artistas, a escolha e o tratamento dos textos, sempre de autores transmontanos e durienses, a proximidade com o público, desafiado a participar e, finalmente, colocado na «condição de usufrutuário da sua própria história: vendo-se à distância nos textos de outro».

O prazer da escuta estende-se agora para além da cumeada das serras transmontanas, numa edição da BOCA que fixa em livro e áudio a sessão de contos de 2021, de António Modesto Navarro, João de Araújo Correia e Miguel Torga, interpretados pela atriz Patrícia Ferreira e pelo músico Rui Fernandes. Que a viagem das histórias continue. E que viajemos com elas!

Apoio: Espaço Miguel Torga, Município de Sabrosa e Ministério da Cultura/Linha de Apoio às Editoras 2021

© BOCA – palavras que alimentam 2021

Ouça aqui um pequeno excerto:

“ContoContigo – Histórias de Mulheres”
Contos de Júlia Pinheiro

Edição disponível para compra em:

https://www.boca.pt/product/historias-de-mulheres

Apresentação:

“Era impossível dormir naquelas casas sem janela, vínhamos com uma manta de trapo, os garotos deitavam-se em cima do colmo que tinha sido regado para fazer os vencelhos, e ouvíamos os contos. A maior parte adormecia, eu lutava com o sono.”

A Guerra e Ó ri-có-có são histórias da infância de Júlia Ribeiro, ditas por grandes contadeiras no terreiro da aldeia, nas noites quentes de Agosto.

São as duas histórias que a Peripécia Teatro pôs este ano em cena no projeto ContoContigo, com o qual voltou a percorrer o concelho de Sabrosa e arredores. Histórias duras, tragicamente atuais, como confirmaram a atriz Patrícia Ferreira e o músico Rui Fernandes nas conversas com o público, depois das sessões. Mas também testemunhos de força e libertação.

Histórias de mulheres, na escrita viva de Júlia Ribeiro, fiel à oralidade, que aqui registamos em livro, mas também em áudio, dando-lhes nova voz, na encenação de Luis Blat. E revisitadas pelas ilustrações de Zétavares.

Apoio: Espaço Miguel Torga e Município de Sabrosa

© BOCA – palavras que alimentam 2024