VENTO de Alberto Plácido

Peripécia  Teatro
Em Estreia | Teatro

Classificação etária: > 12 anos.
Duração aproximada: 75 minutos.

Próx. Espectáculo:

“O Ensaio dos Abutres” é um ensaio sobre o porquê de desprezarmos, perseguirmos e exterminarmos uma espécie animal, mais uma…

É um ensaio sobre como esquecemos que, em outros momentos da nossa história e em outras culturas, os abutres foram aves de bom presságio e que, além disso, comunicavam-nos com os deuses, e até com o Deus Todo poderoso.
É um ensaio sobre o que estas aves necrófagas nos ensinam: a ser bons pais, a partilhar com os da nossa espécie, a cuidar e limpar o nosso meio ambiente…
É um ensaio sobre como acreditamos que essas aves penetrantes nos podem ver a nós, os humanos, nas nossas

pequenas vidas, nos nossos preconceitos, nos nossos medos ancestrais à morte, ao diferente, à possibilidade de haver, ou não, o mais além. É um ensaio sobre as verdades incómodas ditas às vezes por aqueles que desprezamos e marginalizamos socialmente.
E para ensaiar sobre tudo isto, enveredamos por uma linguagem contemporânea, com a sua poesia, a sua música ao vivo, as suas canções, o seu movimento, a sua ironia e o seu humor.

Luis Blat

Um espectáculo original da Peripécia Teatro*

* Com excertos de textos de:
David Abram, Bíblia, Niall Binns, Carta do Chefe Índio de Sealth, Charles Baudelaire ‎e uma canção de Domenico Modugno.

Co-produção: Palombar – Conservação da Natureza e do Património Rural

Criação, Dramaturgia e Direcção: Luis Blat // Criação, Dramaturgia e Interpretação: Noelia Domínguez e Sérgio Agostinho // Musica Original ao Vivo e Som: Vitor Hugo Ribeiro e Tiago Santos // Desenho de Luz e operação de luz e som: Nuno Tomás // Fotografia de Cena: Lino Silva // Figurinos e Cenário: Cláudia Ribeiro // Graffiti (c.lixo): Heiter // Design Gráfico e Vídeo de sala: Taveira Durão // Produção Executiva: Patrícia Ferreira e Sara Casal

Construção de cenário: Josué Maia // Pintura de adereços e cenário: Jorge Marinho // Adereços cenográficos: Maria Simões // Confecção de figurinos: Marlene Rodrigues e Lurdes Sobrado

Espectáculo criado e estreado em Vila Real a 25 de Setembro de 2020 n’A Cena – espaço temporário da Peripécia teatro

“O Ensaio dos Abutres” foi concebido no âmbito do projecto “Sentinelas” da Palombar, o qual tem como parceira a Universidade de Oviedo, em Espanha, e é financiado pelo Fundo Ambiental – Ministério do Ambiente e da Transição Energética. Este projecto visa criar uma rede de espécies-sentinelas que possibilite obter informação sobre o uso ilegal de venenos no norte de Portugal, e outras formas de furtivismo, os quais representam um sério problema para a conservação da biodiversidade, dos ecossistemas e para a saúde pública. Pretende igualmente sensibilizar a comunidade para a importância ecológica das aves necrófagas, procurando envolvê-la na sua salvaguarda e conservação, bem como alertar para as principais ameaças que estas espécies enfrentam.

A Peripécia Teatro é financiada por: