Date

08 Jun 2024

Time

21:30 - 22:45

“IBÉRIA – VERSÃO 20.24” | Santiago do Cacém

IBÉRIA – VERSÃO 20.24 D’A LOUCA HISTÓRIA DE UMA PENÍNSULA
PERIPÉCIA TEATRO

Uma criação original da Peripécia Teatro da autoria de Ángel Fragua, Noelia Domínguez e Sérgio Agostinho, três atores oriundos dos dois países ibéricos.

Esta criação remonta a 2004 e circulou por inúmeros teatros e festivais durante 13 anos, em Portugal, Espanha e Brasil, tendo chegado a milhares de espetadores.

Com o propósito de celebrar os 20 anos de história da companhia o elenco propõe-se revisitar esta criação que foi um marco na história da Peripécia Teatro, promovendo uma reflexão divertida (e crítica) sobre a História peninsular, e um contributo para a aproximação cultural através da arte.

Aproveitará para prestar homenagem a um dos mestres do teatro dos séculos XX e XXI que mais inspirou esta criação (e de forma transversal o percurso da Peripécia Teatro): Peter Brook, recentemente desaparecido.

Um dos primeiros espetadores deste espetáculo, o dramaturgo e poeta Constantino Alves, escrevia, em 2004: «Espectáculo que fala dos episódios da História mais ou menos pateta que liga Portugal e Espanha ao longo de mais de 1000 anos, coisas contadas de maneira divertida, com sabor crítico e inteligentemente encenado (…) um teatro despojado de artifícios, centrado no jogo inteligente dos actores, dotados de muita eficácia técnica (…) um humor inteligente e trabalhado, de primeira água.»