Butoh-MA – Tadashi Endo

Slide

Butoh-MA Workshop

Periplus
Workshops . Artes Performativas

Classificação etária: > 18 anos.
Duração aproximada: 80 minutos.

Próx. Espectáculo: 00.00.2020
Sem Marcação

Tadashi Endo – Discípulo do grande bailarino Kazuo Ohno, encontrou a sua própria forma de dançar a que ele chama «Butoh – MA». MA é uma palavra muito importante no Budismo zen, que tem dois significados: o “vazio” e “o espaço entre as coisas”.

Quando Tadashi Endo ensina, não propõe apenas um aquecimento árduo, improvisações e trabalhos coreográficos, ele dá também uma visão positiva na filosofia de Butoh, fala muito sobre o que Kazuo Ohno e Tatsumi Hijikata pensavam e sobre as suas vidas como «butoh». Ele permite que os alunos procurem o seu próprio butoh. Como Kazuo Ohno diz: «todos podem dançar Butoh», mas pode não ser o butoh japonês, todos podem encontrar seus próprios movimentos no sentido do butoh. Para ter sucesso nesta pesquisa, o aluno precisa do vazio para que

novas ideias e novas imagens com novos padrões de movimentos possam crescer na mente e corpo do aluno.
Butoh-MA é a maneira de tornar o invisível visível. O mínimo de movimentos permite que a expressão de sentimentos e imagens cresça até à intensidade máxima. É mais importante manter o equilíbrio entre energia, tensão e controlo do que cuidar da estética dos movimentos. «O dançarino não deve dançar – mas deve ser dançado». Usualmente Tadashi também faz treino individual durante a oficina de 10 dias.

Apoio

Patrocínio

Parcerias Locais

Parcerias Estratégicas 2018 / 2021